quinta-feira, 12 de setembro de 2019





    O que o plástico pode causar no meio ambiente e pelo que substituí-lo



                                                     Danos que o plástico causa


Para se produzir plástico, é necessário que haja petróleo e todo o processo de refinamento. Por mais que o plástico seja oriundo de uma parcela pequena do óleo negro (apenas 5%), para extraí-lo e refiná-lo, é necessário fazer todo o processo, que envolve práticas que poluem excessivamente o meio ambiente. Os impactos das refinarias vão desde as consequências dos estudos sísmicos realizados na etapa de exploração até o consumo de grandes quantidades de água e de energia, geração de absurdas quantias de despejo líquido, liberação de diversos gases nocivos na atmosfera, produção de resíduos sólidos de difícil tratamento, além dos frequentes vazamentos de petróleo em ambiente marinho.


Quando descartado de forma incorreta, o lixo plástico pode causar entupimentos de valas e bueiros, que geram enchentes e desabrigam pessoas, principalmente os moradores de periferias. A poluição visual também é outro malefício causado pelos resíduos plásticos. Isso sem contar o impacto dos plásticos no ecossistema marinho.

Pesquisas demonstram que o plástico, no ambiente marinho, sofre ações do meio (sol, altas temperaturas, diferentes níveis de oxigênio, energia das ondas e presença de fatores abrasivos, como areia, cascalho ou rocha), fragmenta-se e passa a ter aparência de alimento para muitos dos animais marinhos, causando a morte deles e interferindo no ciclo reprodutivo de muitas espécies.





                                                   Pelo que substituir o plástico 

Para mudar a situação estão surgindo movimentos que aconselham a revisão de simples comportamentos, como a substituição do plástico por produtos reutilizáveis. Um dos materiais mais indicados para diferentes situações é o aço inox.


O inox é um material resistente, durável e fácil de limpar, sua superfície lisa não permite a acumulação de sujeira ou bactérias. Certos objetos descartáveis de plástico podem ser substituídos por objetos de inox.
Copos e garrafas plásticas
Os produtos plástico mais consumidos pelos brasileiros também contém a menor vida útil sendo descartados segundos após o uso, os copos e as garrafas são comuns em estabelecimentos comerciais. A melhor opção para diminuir o lixo descartável é o uso de copos de inox, muitos deles vêm com tampas e podem ser carregados dentro de bolsas e mochilas, podendo ser lavados e reutilizados. Sua vida útil é maior do que a do plástico e caso seja necessário descartá-lo não há problema, pois o inox é um material que pode ser reciclado.
As garrafas de inox podem ser utilizadas para manter bebidas em sua temperatura ideal, seja uma quente ou fria. Sendo o material mais indicado para armazenar bebidas.
Canudos de plástico
Os canudos de plástico trazem muitos problemas ao meio ambiente, principalmente aos animais marinhos. Em algumas cidades do Brasil está em vigor uma lei que proíbe a comercialização e distribuição de canudos de plástico, o projeto é uma forma de tentar diminuir o consumo e o impacto que esse material traz a natureza.
Está crescendo o número de pessoas que adere a utilização de canudos de inox e esse movimento popular quer mostrar os benefícios de comprar canudos reutilizáveis. Os canudos de inox são os mais fáceis de limpar e podem ser utilizados para o consumo de qualquer bebida, a composição química do inox não permite que ele solte resíduos ou retenha resíduos de produtos de limpeza ou sabão.
Recipientes e embalagens de comida
Recipientes de plástico são utilizados por muitos brasileiros para armazenar comidas e bebidas. Uma forma de diminuir o consumo de plástico é evitar utilizar embalagens ou potes de plástico ao comprar ou guardar alimentos.
O inox é o mais recomendado e utilizado em utensílios do setor alimentício por ser um material que não permite o acúmulo de bactérias e resíduos de comida. Sua superfície facilita a limpeza, sem deixar manchas ou odor. O aço inox não pode ser usado no micro-ondas para esquentar alimentos, mas sua composição química faz com que esse aço mantenha a temperatura interna de comidas e bebidas, quentes ou frias. O vidro também é uma opção viável e ao contrário do inox ele pode ser levado ao micro-ondas.
Nos supermercados uma opção sustentável para substituir as sacolinhas de plástico são as ecobags. Sacolas reutilizáveis que podem ser lavadas quando necessário, as mais comuns são as de pano, algodão e lona.
O consumo irresponsável e o descarte impróprio do plástico causam reações que degradam a natureza, as consequências estão aparecendo e essas atitudes estão sendo repensadas, ao mesmo tempo que cresce a busca por materiais recicláveis ou que possam ser reutilizados para substituir o plástico e diminuir os danos que ele traz ao meio ambiente e ao animais.

Fontes: https://www.ecycle.com.br/component/content/article/35/686-pros-e-contras-do-plastico-para-o-meio-ambiente.html
https://exame.abril.com.br/negocios/dino/materiais-que-podem-substituir-o-plastico-e-ajudar-no-consumo-sustentavel/

http://www.aquariodesaopaulo.com.br/blog/index.php/os-danos-do-plastico-no-mundo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Formas de ajudar na prevenção de desastres Desastres naturais são geralmente imprevisíveis, porém com o planejamento prévio e conhecimen...