sexta-feira, 13 de setembro de 2019

                        Campanha contra o plástico 
Nosso projeto principal será reduzir os danos que o plástico causou e prevenir os desastres
que pode causar, e por isso nossa campanha propõe formas alternativas pra substituir o plástico 
no nosso uso diário, distribuiremos ecobags feitas de pano e copos feitos de polipropileno.



quinta-feira, 12 de setembro de 2019


                                                   
Ecosia, o aplicativo que planta árvores
Ecosia é um navegador com aplicativo para celulares Android e iPhone (iOS) que planta árvores enquanto você está na Internet. O app, que funciona como um mecanismo de buscas similar ao Google, ganha dinheiro com a venda de publicidade, mas parte do valor arrecadado é usada para patrocinar o plantio de árvores em áreas com desmatamento e queimadas, inclusive no Brasil. Segundo a empresa alemã responsável pelo navegador, em média, são necessárias 45 pesquisas para plantar uma árvore — no total, já foram plantadas mais de 65 milhões de mudas.
O aplicativo viralizou recentemente no Twitter e no Instagram, com muitas menções aos episódios de queimadas na região da Amazônia, em estados como Rondônia e Mato Grosso, por exemplo. O programa chegou a ser o mais baixado da App Store no país nesta quinta-feira (22), à frente de apps como WhatsAppFacebook e Messenger. No tutorial a seguir, confira como fazer download e usar o app Ecosia para navegar e realizar buscas, ajudando o meio ambiente. O procedimento foi realizado em um Moto G7 Play com Android 9.0 (Pie), mas as dicas também valem para usuários do telefone da Apple.





Passo 1. Instale o app Ecosia em seu celular. Ao abrir o navegador pela primeira vez, algumas telas de introdução sobre o projeto serão exibidas. Toque em "Next" algumas vezes, ao final, clique em "Start browsing";

Telas de introdução sobre o Ecosia mostra informações sobre o projeto — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 2. Use o campo de endereços para acessar sites e realizar buscas. Nos resultados das suas pesquisas, você pode conferir o número total de buscas realizadas. Em média, são necessárias 45 pesquisas para plantar uma árvore;

Realizando buscas no Ecosia; são necessárias cerca de 45 pesquisas para plantar uma árvore — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 3. Toque sobre o botão à direita da barra de endereços para acessar o gerenciar de abas. Por lá, você pode alternar entre os sites abertos e abrir novas guias tocando em "+". Para voltar à tela inicial do Ecosia, use o ícone à esquerda da barra de endereços;

Gerenciador de abas do Ecosia permite acessar mais de uma página ao mesmo tempo — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 4. Acesse o menu do aplicativo tocando sobre o botão no canto superior direito da tela. Nele, você pode abrir novas abas, acessar os seus favoritos e histórico, downloads, ferramentas, configurações e mais, de forma similar ao Chrome.

Acessando menu de opções do Ecosia; app tem interface similar ao Chrome — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Pronto! Aproveite as dicas de como usar o Ecosia para patrocinar o plantio de árvores e ajudar o meio ambiente.

Fonte: https://www.techtudo.com.br/google/amp/dicas-e-tutoriais/2019/08/como-funciona-o-ecosia-buscador-rival-do-google-que-planta-arvores.ghtml

                                        Prevenção de Desastres naturais



Evitando Inundações!

Inundações são desastres naturais mais comuns. Efeitos das inundações são complicados por padrões climáticos, como a seca, que endurece os solos e aumenta a possibilidade de enchentes. A quantidade de superfícies impermeáveis em áreas desenvolvidas podem contribuir para as águas da inundação e risco a saúde dos córregos locais e bacias hidrográficas.
Forma de reduzir os impactos das enchentes é restaurar e manter várzeas e pântanos. Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA/EUA) informa que a restauração do Alto Mississippi deve demorar anos para acontecer por completo.
Redução em superfícies impermeáveis é outra medida que pode prevenir os desastres naturais. Superfícies impermeáveis incluem estradas, estacionamentos e calçadas encontradas em áreas desenvolvidas.
Estas superfícies muitas vezes substituíram áreas naturais que eram zonas úmidas. A EPA estima que um hectare de área com umidade armazene até 1,5 milhões de litros de água da enchente.
Substituição de zonas úmidas com superfícies impermeáveis serve para preparar o palco para futuro evento de inundação. Ao reduzir a quantidade de superfície através do planeamento da cidade e local, enchentes podem ser evitadas ou pelo menos diminuir os impactos. Outro ponto importante está no aumento da construção de áreas verdes urbanas.

Monitoramento do Clima

Monitorar o clima pode ajudar a evitar perdas humanas por meio de notificação de padrões climáticos severos. Avisos de tempestade permitem a preparação adequada, mesmo à evacuação. Da mesma forma, o monitoramento da atividade sísmica informa às agências governamentais e ao público os riscos de terremotos destrutivos. Poder público deve ter equipes especializadas em realizar as identificações no sentido de diminuir os custos gerados por desastres naturais.
Prevenção de desastres naturais também depende do indivíduo. A Cruz Vermelha Norte Americana oferece treinamento para os indivíduos se prepararem aos desastres naturais. Ter um kit de preparação de emergência em casa é importante, uma vez que alguns eventos ocorrem sem aviso prévio.
Kit bem abastecido vai incluir primeiros socorros, oferta de alguns dias de água potável, alimentos enlatados e outras necessidades, tais como baterias, bateria-extra, jogos de celular e lanternas. A presença do conjunto não diminui a incidência dos desastres naturais, mas pode servir

Prevenção de Enchentes

Prevenção de inundações não consiste em conceito novo. A maioria das sociedades avançadas tenta controlar o fluxo de água. Vários métodos mais antigos de inundação de prevenção, incluindo barragens e vertedouros, ainda são usados.
A natureza tem as próprias maneiras de controlar inundações. Várzeas (área de terra plana ao lado de um rio) ficam em áreas de rios e permitem que a água suba sem cobertura dos bancos e inundações das áreas periféricas.

Prevenção: Poluição em Água Fluvial

Poluição de águas pluviais é um problema enorme em áreas onde afluentes desembocam riachos, rios, lagos e no oceano. Manter as fontes de água limpa é uma parte importante de proteger o meio ambiente.
  • 1-Antes de usar qualquer fertilizante realize um teste do solo para se certificar do que precisa.
  • 2-Nunca aplique fertilizante antes de uma chuva forte.
  • 3-Sempre que possível, evite o uso de pesticidas. Observe os métodos alternativos de controle de pragas.
  • 4-Plante árvores, arbustos, flores e jardins de ervas na propriedade em vez de ter um grande gramado.
  • 5-Quando usa fertilizantes ou pesticidas se certifique de ler as instruções e seguir de maneira exata.
  • 6-Nunca deite químicos, produtos de limpeza comercial, óleo de motor, produtos de cuidados para o jardim ou pintura no bueiro. Os drenos estão ligados aos órgãos vizinhos de água que podem se tornar contaminados.
  • 7-Sempre que possível, use produtos de limpeza natural ou não tóxica em casa.
  • 8-Recicle óleo de motor.
  • 9-Eliminei os resíduos dos animais de estimação.
  • 10-Limpe o bueiro de folhas e outros detritos.
  • 11-Compostagem de folhas e recortes de grama.
  • 12-Nunca alimentar animais selvagens em áreas públicas.

Instruções Básicas: Desastres Naturais

  • 1-Instale persianas para proteger as janelas de tempestade. Obturadores também proteger contra detritos. Substitua as portas com impacto testadas para proporcionar segurança extra em caso de vento, tempestade ou terremoto.
  • 2-Inspecione a infraestrutura da casa para os itens vulneráveis a danos em tempestade, como caixas elétricas, aparelhos e componentes de HVAC.
  • 3-Evitar que a água de inundação de entre no sistema de esgoto através da instalação de válvulas de fluxos. Bloqueie de maneira temporária os tubos de drenagem. Fale com especialistas licenciados ou empreiteiros para instalar a válvula.
  • 4-Proteja o telhado às paredes de casa e fundações, instalando tiras furacão. Capaz de suportar ventos com 100MPH, as tiras reduzem as chances de perda no telhado durante o furacão induzida por vento. Instale as tiras durante a construção da casa, especialistas apontam ser difícil fazer depois de a construção ser concluída.
  • 5-Organize uma inspeção em casa e no edifício profissional para certificar as condições de telhado e componentes de construção adequados para suportar efeitos do vento extenuante.
  • 6-Proteja a casa a partir de incêndios movendo arbustos e outras plantas da plataforma ou aos lados de casa. Plantações extras em torno de casas aumenta a possibilidade de incêndios.

    Fonte: https://meioambiente.culturamix.com/recursos-naturais/prevencao-de-desastres-naturais-caracteristicas-gerais

                         Sobre Desastres Naturais



Os Desastres Naturais representam um conjunto de fenômenos que fazem parte da geodinâmica terrestre, portanto, da natureza do planeta e estão cada vez mais frequentes hoje em dia. Quando ocorrem, podem trazer consequências catastróficas para o ser-humano e por mais que a tecnologia na área seja avançada, muitos desastres naturais são imprevisíveis.


Tempestades: são tempestades de chuvas, neve, granizo, areia, raios e podem ser altamente destrutivas, dependendo da quantidade precipitada e da força que apresentam.

 Terremotos (Sismos) e Maremotos (Tsunamis).:  Representam fenômenos de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, que ocorrem por meio da movimentação das placas rochosas, bem como da atividade vulcânica e dos deslocamentos de gases no interior da Terra. Os maremotos ou tsunamis são os terremotos que acontecem dentro dos mares, provocando imensas deslocações de água.

Furacões, Ciclones e Tufão: fenômenos intensificados pelas massas de ar

 Seca: Intensificada nos últimos anos com o aquecimento global, a seca tornou-se um problema enfrentado por muitos grupos pelo mundo. Dessa forma, as alterações climáticas têm demostrado que diversas foram as consequências das ações humanas durante séculos no planeta, gerando problemas como a seca e consequentemente à expansão do processo de desertificação.

Erupções Vulcânicas: As erupções vulcânicas são perigosas na medida em que a lava expelida pelos vulcões é tão quente que pode destruir comunidades, vegetais e animais.

  Inundações: As inundações ou enchentes são fenômenos da natureza, intensificados pela ação humana. As enchentes e inundações, causadas pelo aumento de quantidade das chuvas e impedimento da evacuação, provocam desabamentos que podem levar a morte de milhares de pessoas, além de grande destruição.




    O que o plástico pode causar no meio ambiente e pelo que substituí-lo



                                                     Danos que o plástico causa


Para se produzir plástico, é necessário que haja petróleo e todo o processo de refinamento. Por mais que o plástico seja oriundo de uma parcela pequena do óleo negro (apenas 5%), para extraí-lo e refiná-lo, é necessário fazer todo o processo, que envolve práticas que poluem excessivamente o meio ambiente. Os impactos das refinarias vão desde as consequências dos estudos sísmicos realizados na etapa de exploração até o consumo de grandes quantidades de água e de energia, geração de absurdas quantias de despejo líquido, liberação de diversos gases nocivos na atmosfera, produção de resíduos sólidos de difícil tratamento, além dos frequentes vazamentos de petróleo em ambiente marinho.


Quando descartado de forma incorreta, o lixo plástico pode causar entupimentos de valas e bueiros, que geram enchentes e desabrigam pessoas, principalmente os moradores de periferias. A poluição visual também é outro malefício causado pelos resíduos plásticos. Isso sem contar o impacto dos plásticos no ecossistema marinho.

Pesquisas demonstram que o plástico, no ambiente marinho, sofre ações do meio (sol, altas temperaturas, diferentes níveis de oxigênio, energia das ondas e presença de fatores abrasivos, como areia, cascalho ou rocha), fragmenta-se e passa a ter aparência de alimento para muitos dos animais marinhos, causando a morte deles e interferindo no ciclo reprodutivo de muitas espécies.





                                                   Pelo que substituir o plástico 

Para mudar a situação estão surgindo movimentos que aconselham a revisão de simples comportamentos, como a substituição do plástico por produtos reutilizáveis. Um dos materiais mais indicados para diferentes situações é o aço inox.


O inox é um material resistente, durável e fácil de limpar, sua superfície lisa não permite a acumulação de sujeira ou bactérias. Certos objetos descartáveis de plástico podem ser substituídos por objetos de inox.
Copos e garrafas plásticas
Os produtos plástico mais consumidos pelos brasileiros também contém a menor vida útil sendo descartados segundos após o uso, os copos e as garrafas são comuns em estabelecimentos comerciais. A melhor opção para diminuir o lixo descartável é o uso de copos de inox, muitos deles vêm com tampas e podem ser carregados dentro de bolsas e mochilas, podendo ser lavados e reutilizados. Sua vida útil é maior do que a do plástico e caso seja necessário descartá-lo não há problema, pois o inox é um material que pode ser reciclado.
As garrafas de inox podem ser utilizadas para manter bebidas em sua temperatura ideal, seja uma quente ou fria. Sendo o material mais indicado para armazenar bebidas.
Canudos de plástico
Os canudos de plástico trazem muitos problemas ao meio ambiente, principalmente aos animais marinhos. Em algumas cidades do Brasil está em vigor uma lei que proíbe a comercialização e distribuição de canudos de plástico, o projeto é uma forma de tentar diminuir o consumo e o impacto que esse material traz a natureza.
Está crescendo o número de pessoas que adere a utilização de canudos de inox e esse movimento popular quer mostrar os benefícios de comprar canudos reutilizáveis. Os canudos de inox são os mais fáceis de limpar e podem ser utilizados para o consumo de qualquer bebida, a composição química do inox não permite que ele solte resíduos ou retenha resíduos de produtos de limpeza ou sabão.
Recipientes e embalagens de comida
Recipientes de plástico são utilizados por muitos brasileiros para armazenar comidas e bebidas. Uma forma de diminuir o consumo de plástico é evitar utilizar embalagens ou potes de plástico ao comprar ou guardar alimentos.
O inox é o mais recomendado e utilizado em utensílios do setor alimentício por ser um material que não permite o acúmulo de bactérias e resíduos de comida. Sua superfície facilita a limpeza, sem deixar manchas ou odor. O aço inox não pode ser usado no micro-ondas para esquentar alimentos, mas sua composição química faz com que esse aço mantenha a temperatura interna de comidas e bebidas, quentes ou frias. O vidro também é uma opção viável e ao contrário do inox ele pode ser levado ao micro-ondas.
Nos supermercados uma opção sustentável para substituir as sacolinhas de plástico são as ecobags. Sacolas reutilizáveis que podem ser lavadas quando necessário, as mais comuns são as de pano, algodão e lona.
O consumo irresponsável e o descarte impróprio do plástico causam reações que degradam a natureza, as consequências estão aparecendo e essas atitudes estão sendo repensadas, ao mesmo tempo que cresce a busca por materiais recicláveis ou que possam ser reutilizados para substituir o plástico e diminuir os danos que ele traz ao meio ambiente e ao animais.

Fontes: https://www.ecycle.com.br/component/content/article/35/686-pros-e-contras-do-plastico-para-o-meio-ambiente.html
https://exame.abril.com.br/negocios/dino/materiais-que-podem-substituir-o-plastico-e-ajudar-no-consumo-sustentavel/

http://www.aquariodesaopaulo.com.br/blog/index.php/os-danos-do-plastico-no-mundo/

 Formas de ajudar na prevenção de desastres Desastres naturais são geralmente imprevisíveis, porém com o planejamento prévio e conhecimen...